Logo da Câmara Municipal de LimeiraDr. Marcelo Rossi defende ampliação dos grupos de Terceira Idade

Com 77 casos, negligência contra idoso é maior em 2017

05/12/2017 14:55:00 - Assessoria de Imprensa


Rossi

Limeira registrou, entre janeiro e setembro deste ano, 77 casos de violação dos direitos dos idosos, uma vítima a cada três dias. O número já supera o índice verificado em 2016, com 74 ocorrências. As estatísticas foram enviadas ao vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o vereador havia protocolado requerimento na Câmara Municipal acerca da violência contra o idoso. Segundo o parlamentar, no documento respondido pela autarquia, a presidente Maria Aucélia dos Santos Damaceno informa que a negligência e a violência psicológica lideram as ocorrências.

Segundo Aucélia, as vítimas são direcionadas para atendimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social. As demandas chegam ao Ceprosom por meio da rede de serviços, Disque 100, Polícia Civil e Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos. Cada situação é analisada individualmente e, quando necessário, a Defensoria Pública e o Ministério Público (MP) são acionados.

Segundo Dr. Marcelo, ele também havia questionado sobre ações preventivas. Uma delas é o investimento nos 31 grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos de forma descentralizada, facilitando o acesso e a permanência dos idosos nos serviços.

O Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso é outro serviço da autarquia, que promove cultura, esporte, lazer e saúde dos idosos. O objetivo das ações é exatamente a garantia dos direitos dos idosos. “O idoso requer um novo olhar da sociedade, um novo conceito e sua autonomia precisa ser incentivada. Essa é uma ferramenta fundamental para prevenção da violência”, explicou Dr. Marcelo.

O vereador, que também é geriatra, conheceu de perto algumas das atividades neste ano, quando começou a ministrar palestras em grupos de Terceira Idade que visam o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.

No próximo ano, de acordo com Dr. Marcelo, ele irá contribuir com o trabalho preventivo da autarquia por meio da realização de mais palestras preventivas, inclusive sobre a Doença de Alzheimer, uma das demências mais comuns na velhice. “O Ceprosom desenvolve um trabalho impecável com nossos idosos. O grande desafio agora é ampliar o número de pessoas atendidas. Mais ativos e independentes, os idosos têm muito mais chances de lutar pelos seus direitos, denunciar abusos que muitas vezes ocorrem dentro de casa e envelhecer com dignidade”, disse.

Segundo o parlamentar, ele irá protocolar um requerimento com mais informações acerca dos grupos de Terceira Idade e a possibilidade de mais divulgação e ampliação da oferta de vagas. A demanda por hidroginástica no Centro do Idoso, por exemplo, é uma das que mais têm fila de espera.

Ainda, de acordo com Dr. Marcelo, ele também se reunirá com o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins, a fim de que a Lei 5.833/2017, de sua autoria, comece a ser aplicada em Limeira, com ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

*Informações do Gabinete Parlamentar