Logo da Câmara Municipal de LimeiraVereador Dr. Marcelo Rossi solicita troca de lâmpadas e projeto de iluminação

Requerimento do parlamentar pede à Prefeitura mapeamento dos pontos de escuridão e melhorias no serviço

19/04/2017 15:19:05 - Assessoria de Imprensa


Vereador Dr. Marcelo Rossi solicita troca de lâmpadas e projeto de iluminação

Com o objetivo de melhorar as condições da iluminação pública em Limeira, o vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD) protocolou requerimento na Câmara Municipal com pedido de diversas informações à Prefeitura, entre elas a existência de projeto para substituição das lâmpadas por outras mais econômicas e eficientes, como a Led.

O documento já foi lido em plenário e seguiu para manifestação do Executivo. O vereador indaga também sobre o déficit de pontos de escuridão e a possibilidade de Parceria Público Privada (PPP) para viabilizar investimentos.

Considerando que a iluminação pública é um serviço fundamental, podendo auxiliar na redução da criminalidade, Dr. Marcelo Rossi reforça a necessidade de melhorar a qualidade. “É indispensável proporcionar condições seguras de tráfego, o que não ocorre em trechos escuros, onde as chances de atropelamentos são maiores. ”

Pontualmente, por meio de indicação, em fevereiro o parlamentar havia pleiteado a implantação de iluminação na Avenida Sr. Libertino Pizani, no trecho de acesso a FCA/Unicamp, onde, segundo ele, a luta por mais segurança continua após a tragédia envolvendo uma aluna brutalmente assassinada no fim do mês de março deste ano. Por meio de outra indicação, também formalizou, há mais de dois meses, um pedido de substituição de lâmpadas e ampliação da iluminação na Avenida Professora Noêmia de Oliveira Castro, situada no Jardim Esmeralda.

Em 2014, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a responsabilidade pelo serviço foi transferida para os municípios. Desde então, com recursos próprios, a Prefeitura realiza a manutenção. Porém, ainda segundo o vereador, não houve substituição de lâmpadas e nem expansão do serviço.

Conforme experiências em outras cidades, apesar do investimento em lâmpada Led ser considerado alto, o valor é recuperado em poucos anos com a economia na conta de energia e nos gastos de manutenção das redes. Estudos indicam que a lâmpada Led reduz entre 50% e 70% o consumo de eletricidade e tem durabilidade superior ao de outro modelo, além de baixo impacto no meio ambiente.

*Informações do Gabinete Parlamentar