Proposição é de autoria da vereadora Constância Félix e foi aceita por unanimidade em Plenário
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 15 de fevereiro, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Nº 116/2023, de autoria da vereadora Constância Félix (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) informarem sobre o risco de febre maculosa brasileira por meio de cartazes ou placas de avisos.
De acordo com a vereadora, a propositura é motivada pela situação epidemiológica da febre maculosa na região e visa assegurar à população de Limeira o acesso a informações sobre as áreas de risco e sintomas da doença. “Com o efeito, para evitar novos casos, a orientação à população sobre os riscos de contaminação e os sintomas para a busca de atendimento médico é medida essencial”, salientou a parlamentar.
Segundo a autora, o município de Limeira possui alto risco de contaminação. “É de suma importância a comunicação à população sobre o risco de contrair a febre maculosa e sintomas, para que as pessoas expostas ao parasitismo pelo carrapato transmissor busquem atendimento médico o mais breve possível diante de sintomas iniciais compatíveis com essa doença, bem como informem a equipe de saúde sobre sua exposição de risco”, defendeu.
O projeto seguirá para apreciação do prefeito Mário Botion (PSD), e caso aprovado, será sancionado.