Projeto de Lei é de autoria do vereador Dr. Júlio
Os vereadores aprovaram durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 30 de outubro, a cartilha de orientação para prevenir quedas sofridas por pessoas idosas, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), por meio do Projeto de Lei Nº 180/2022.
Segundo o projeto de lei, a cartilha deverá ser escrita em linguagem simples, devidamente ilustrada e orientará as pessoas idosas com os cuidados que devem seguir em casa, nas ruas, nos transportes públicos e em outras situações de risco de queda, com o objetivo de prevenir eventuais tombos que comprometam sua integridade física. A cartilha será distribuída pela Prefeitura, gratuitamente, nas unidades básicas de saúde, nos hospitais, nos centros comunitários e nos grupos da terceira idade.
De acordo com o parlamentar, após uma queda, a principal preocupação do idoso é a perda da sua independência e capacidade funcional. Também convive com o medo de cair novamente, apresentando uma relevante consequência emocional. “Pelos prejuízos físicos, psicológicos e sociais, a produção de um material específico sobre o tema e distribuído à população pode orientar e reduzir os acidentes. O que se busca é assegurar a qualidade de vida da pessoa idosa.”, afirmou o vereador.
O projeto seguirá para apreciação do prefeito Mário Botion (PSD), que pode sancioná-la ou vetá-la. Em caso de sanção, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município.