Vereadores conheceram estrutura e funcionamento da escola do bairro Boa Vista
Na manhã desta terça-feira, 6 de junho, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Limeira visitou a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Vereador Mauro Sergio Vieira. O objetivo foi conhecer a estrutura do prédio e o funcionamento, além de ouvir demandas dos profissionais da unidade.
Os membros da Comissão, Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário foram recebidos pela diretora Janaína Olívia da Silva Cechet e pela vice-diretora Saulita Aparecida Mazzarat Dela Libera. O colegiado também percorreu áreas comuns da escola, conheceu salas de aula, laboratório de informática, pátio, cozinha, anfiteatro, quadra esportiva e conversou com merendeiras, monitoras e professores.
Segundo Janaína, a escola possui 14 turmas regulares e atende 355 alunos distribuídos entre 1º e 5º ano do ensino fundamental. A diretora enfatizou o desempenho positivo da Emeief Mauro Vieira na Prova Brasil, uma plataforma do Ministério de Educação que tem como objetivo produzir dados sobre os níveis de aprendizagem com ênfase em leitura e em resolução de problemas. Na avaliação do Governo Federal em 2017, por exemplo, a escola obteve notas 255.31, em Língua Portuguesa, e 267.07, em Matemática. Os números são superiores às médias de demais escolas da rede municipal, cujos resultados foram 237.00 e 250.47, respectivamente.
Em relação às demandas, a diretora explicou que havia uma necessidade de contratação de monitora, contudo, a situação já foi resolvida por meio de transferência de uma servidora para a unidade e hoje a escola conta com quatro profissionais no quadro. Ela mencionou que, em relação à quantidade de auxiliares gerais, seria necessário contratar mais pessoas; atualmente são três na equipe.
Segurança
Os vereadores questionaram sobre as condições de segurança. Eles observaram que a Emeief conta com sistema de monitoramento de câmeras. Além desse recurso, a unidade descreveu que o aplicativo de segurança disponibilizado pela Prefeitura, para acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) em eventual ocorrência, está funcionando adequadamente.
A diretora e a vice-diretora apenas apontaram a sensação de insegurança que há nas ruas do bairro Boa Vista, onde a escola está situada, devido aos assaltos recorrentes. Os parlamentares falaram da importância de discutir o tema no Conselho de Segurança Municipal de Limeira e que é imprescindível que os moradores e as vítimas registrem as ocorrências para gerar estatísticas para as forças de segurança planejarem uma maior atuação e reforçarem o efetivo na região.
Comissão
O colegiado é formado pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário. São responsabilidades dos membros apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. As reuniões acontecem regimentalmente às quartas-feiras, a partir das 15h30.