• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Educação da Câmara de Limeira visita Emei Tia Anastácia

Comissão de Educação da Câmara de Limeira visita Emei Tia Anastácia

Parlamentares questionam Prefeitura sobre motivo de fechamento de salas

Data de publicação: 23/05/2023 12:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Educação da Câmara de Limeira visita Emei Tia Anastácia
Comissão de Educação da Câmara de Limeira visita Emei Tia Anastácia

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Limeira visitou, na manhã desta terça-feira, 23 de maio, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tia Anastácia. O objetivo foi conhecer a estrutura do prédio, após ouvir demandas de representantes da instituição na última reunião do colegiado, sobre fechamento de salas de aula.

Os membros da Comissão, vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário foram recebidos pela diretora, Priscila Gimenez; pela vice-diretora, Janaína Helena Bueno e pela monitora, Viviane Bueno. 

A escola Tia Anastácia, que está vinculada à Emei Professora Mercedes Stuchi Duarte de Mattos, possui três salas de aula, no entanto somente duas estão sendo ocupadas, uma no período da manhã, que atende 24 alunos da 2ª etapa, e duas no período da tarde, que atendem 25 alunos da 1ª etapa e 20 alunos do maternal 2. Segundo a diretora, a escola atende, atualmente, cinco alunos com deficiência laudados, porém há outros alunos em investigação.

De acordo com a monitora Viviane, a escola sempre teve demanda de alunos, no entanto, nos últimos anos alguns professores saíram da escola e três classes foram fechadas. A diretora Priscila informou aos vereadores que há 10 alunos na lista de espera por uma vaga na escola e que já encaminhou dois comunicados internos à Secretaria de Educação solicitando a abertura de duas classes. Porém, não obteve resposta positiva ou negativa quanto à demanda, apenas uma solicitação de que aguardasse as matrículas da creche em abril.

 A diretora também disse que sugeriu à Secretaria a possibilidade de divisão da sala do maternal da tarde, que atende 20 alunos, assim seria possível receber as 10 crianças da fila de espera, com duas salas de 15 alunos cada. Priscila destacou que uma das crianças do maternal tem necessidades especiais, que é difícil para a profissional responsável da sala cuidar de 20 crianças e a divisão da turma beneficiaria todos os alunos, que receberiam mais atenção.

Os vereadores avaliaram o espaço físico da escola para verificar se seria possível uma ampliação e assim receber mais alunos, no entanto, por acreditar ser o espaço pequeno, pontuaram que o ideal seria transformar a escola em período integral. Na última reunião, a Comissão encaminhou questionamentos à Secretaria de Educação sobre o motivo da falta de reposição de funcionários, razão do fechamento das classes, se há planejamento para implantação de período integral e razões de haver fila de espera para a unidade escolar e quantidade de alunos na fila, e possibilidade de reforma ou ampliação da escola. Os questionamentos serão reforçados na reunião da Comissão no dia 31 de maio, quando receberão o secretário de Educação, André Luis De Francesco.

Comissão

O colegiado é formado pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário. São responsabilidades dos membros apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. As reuniões acontecem regimentalmente às quartas-feiras, a partir das 15h30.