Presidente vai à CEIEF Arlindo de Salvo para debater educação financeira

Matéria será abordada no currículo escolar do ensino fundamental

Data de publicação: 10/03/2023 09:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Presidente vai à CEIEF Arlindo de Salvo para debater educação financeira

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira (PSD), visitou nesta quinta-feira, 9 de março, o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) Arlindo de Salvo. O objetivo foi discutir a inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular e a Lei Nº 6.591/2021, de autoria do parlamentar, que assegura aos estudantes no ensino fundamental da rede pública municipal o acesso a conteúdos mínimos da mesma matéria.

O presidente foi recepcionado pelo diretor da Ceief, Adail Pereira, e pela professora Cláudia Pateo, que explicaram como se dará a inclusão da matéria no currículo escolar.

O diretor pontuou que a inclusão da educação financeira no currículo é importante, pois ajuda o estudante a desenvolver habilidades e atitudes relacionadas à gestão do dinheiro desde cedo, o que pode contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes. Adail enfatizou o papel transformador da educação e que é preciso planejamento em detrimento ao imediatismo.

A professora Cláudia destacou que durante o ano serão abordados quatro tópicos, nos quais os alunos deverão compreender a importância da poupança e do planejamento financeiro para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo; identificar as diferenças entre crédito e débito e entender como funcionam as taxas de juros; compreender a importância do consumo consciente e responsável e identificar os impactos ambientais e sociais do consumo excessivo; e identificar as  formas de investimento disponíveis no mercado e entender os riscos e benefícios de cada uma delas. A professora também informou que as aulas acontecerão uma vez por mês e que a abordagem será feita de forma lúdica.

O presidente reforçou a necessidade de investir nas crianças para obter uma sociedade financeiramente saudável. “É preciso contagiar as crianças”, destacou. Na visita, Everton também recebeu demandas do diretor,  que serão transformadas em indicação a ser protocolada na câmara pelo parlamentar.