Vereadores estiveram no local na manhã desta terça-feira, 5 de julho
Os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara visitaram, na manhã desta terça-feira, 5 de julho, as obras de revitalização e ampliação do Centro Comunitário do Jardim Glória Belmiro Fanelli, iniciadas em 20 de junho. Ao longo dos últimos anos o local foi alvo de vandalismo. Em outubro de 2019, ou seja, na legislatura anterior, o colegiado esteve no local depredado e sem manutenção.
Além dos vereadores Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), participaram da fiscalização o chefe de Relacionamento Legislativo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Elio Virgilio Rossit Júnior, e o engenheiro José Henrique Gutierrez, da FG Gutierrez Engenharia e Construções, responsável pela obra.
De acordo com a Prefeitura, o investimento na ação é de R$ 3,1 milhões, por meio da linha de financiamento Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal, autorizada pela Câmara Municipal.
Conforme o Executivo, o projeto foi elaborado pela Secretaria de Urbanismo e prevê a construção de salas para atividades esportivas e artes marciais, reforma da quadra e implantação de arquibancadas, instalação de piso, renovação completa dos banheiros e vestiários, pintura geral e criação de acesso controlado por guarita. Além disso, informou a Prefeitura, o espaço contará com acessibilidade para pessoas com deficiência física, academia ao ar livre e pista de caminhada.
Segundo o engenheiro, para manter a segurança, o local vai ser cercado com uma tela eletrostática. Outra inovação, explicou, vai ser a construção de um prédio anexo para comportar as salas de atividades esportivas e artes marciais. Em relação à quadra interna, Gutierrez disse que o equipamento vai ser totalmente reformado e serão colocadas arquibancadas.
Segundo o Executivo, a previsão para conclusão dos trabalhos é de oito meses.
Fiscalização
Por meio de requerimento, os vereadores vão questionar a inexistência de um estacionamento no projeto e a restauração da quadra externa, já que não está prevista a troca do piso. "A Comissão de Obras vai manter a fiscalização do centro comunitário até a conclusão final", afirmou o presidente do colegiado, Helder do Táxi. Já o vereador Ceará também destacou a necessidade de vigilância permanente no centro comunitário para garantir a segurança do espaço e dos frequentadores.
Localizado na Rua Comendador Jamil Abraão Saad, o centro comunitário é o único equipamento de lazer dessa região, esclareceu o vereador Waguinho, proponente da diligência. "Ali tínhamos um grande trabalho social que era desenvolvido desde as crianças até os idosos. O local, por falta de atenção do poder público, chegou ao estado que está", disse. Waguinho também é autor do Requerimento Nº 241/2017, que pede a manutenção do espaço e de outros pedidos de revitalização.
Comissão
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.