• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Obras da Câmara vistoria córrego e passagem no Jardim Caieiras

Comissão de Obras da Câmara vistoria córrego e passagem no Jardim Caieiras

Descarte irregular de entulho e falta de iluminação são problemas apontados por moradores

Data de publicação: 21/06/2022 12:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Obras da Câmara vistoria córrego e passagem no Jardim Caieiras

    Comissão de Obras da Câmara vistoria córrego e passagem no Jardim Caieiras

  • Moradora aponta possível vazamento de esgoto

    Moradora aponta possível vazamento de esgoto

  • Comissão vistoria segurança no entorno do córrego

    Comissão vistoria segurança no entorno do córrego

    A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara esteve em uma passagem de pedestres na lateral do córrego que fica ao lado do Centro Infantil Jardim Caieiras na manhã desta terça-feira, 21 de junho. O objetivo foi ouvir demandas da direção da escola e de moradores sobre os problemas relacionados ao local. 

    A Comissão é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário

    A visita foi acompanhada pelo diretor de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, pelo diretor de Serviços Públicos, Gabriel Soares, e pelo fiscal, Artur Júnior dos Santos, ambos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. As demandas foram apresentadas pela diretora do Centro Infantil, Leia Alves Barbosa Cesário, pela coordenadora Bruna Raquel dos Santos Domingos, e pela moradora Eliane Batista.

    Demandas

    Segundo a diretora, o descarte irregular de entulho, móveis e até de animais mortos é feito no local. O acúmulo de lixo, afirmou, propicia a incidência de escorpiões e mosquitos e coloca em risco as crianças do centro.

    Outro problema apresentado é com relação à iluminação. Leia disse que ali é uma área perigosa durante o dia, pois indivíduos mal-intencionados se escondem na vegetação e abordam passageiros que aguardam no ponto de ônibus que fica em frente ao córrego e, segundo ela, à noite é ainda mais perigoso. “Pessoas usam drogas neste local e também jogam coisas na escola. Por ser muito escuro e pelo muro ser baixo, nossa escola já foi invadida várias vezes, já roubaram toda nossa fiação e até geladeira”, contou.

    A falta de segurança no entorno do córrego foi apontada por Eliane. Ela disse já ter socorrido duas crianças que caíram no local e recentemente um cidadão de Araras foi resgatado de lá, pois não conseguia sair. Também foi informado aos vereadores da Comissão sobre a possibilidade de vazamento de esgoto na área.

    Dentre os pedidos realizados pelas munícipes, estão a implantação de iluminação  na passagem ao lado do córrego, a construção e reforma do calçamento, a viabilidade de cercamento e a limpeza do local.

    Soluções

    Sobre a iluminação, Gabriel propôs a colocação de refletores na própria escola, voltados para a passagem, para que eles fiquem em uma boa altura e protegidos da ação de vândalos. A sugestão é que a instalação seja feita pela Secretaria Municipal de Educação.

    Com relação à limpeza, Gabriel disse que já foi feita há alguns dias e que será feita novamente ainda essa semana. Sobre o calçamento, ele afirmou que é preciso um estudo para verificar a possibilidade.

    Para verificar se está ocorrendo vazamento de esgoto, Rogério disse que solicitou, ainda durante a visita, que técnicos da Concessionária BRK façam uma inspeção no local para verificar se há lançamento de esgoto ou não, mas que provavelmente trata-se de água parada devido ao acúmulo de lixo descartado incorretamente, e que a limpeza que será feita pela Secretaria de Obras “certamente resolverá o problema”.

    Os vereadores também pediram a instalação de placas alertando sobre a proibição de jogar entulho e lixo no local, como forma de educar e coibir o descarte irregular.

    Comissão

    A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.