• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Educação e Cultura visita escolas municipais no Jardim Brasil

Comissão de Educação e Cultura visita escolas municipais no Jardim Brasil

Vereadores questionam Prefeitura sobre possibilidade de integração física das unidades

Data de publicação: 11/05/2022 16:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Educação e Cultura visita escolas municipais no Jardim Brasil

    Comissão de Educação e Cultura visita escolas municipais no Jardim Brasil

  • Área de Educação Física - Emei Vereadora Minerva

    Área de Educação Física - Emei Vereadora Minerva

  • Refeitório - Emei Vereadora Minerva

    Refeitório - Emei Vereadora Minerva

  • Parquinho - CI José Reinaldo

    Parquinho - CI José Reinaldo

  • Piscina - CI José Reinaldo

    Piscina - CI José Reinaldo

  • Parquinho - Emei Vereadora Minerva

    Parquinho - Emei Vereadora Minerva

    A Comissão de Educação e Cultura da Câmara visitou o Centro Infantil (CI) José Reinaldo Ribeiro Brugnaro e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi, localizadas no Jardim Brasil, na manhã desta quarta-feira, 11 de maio, para conhecer as estruturas e ouvir as demandas da direção das escolas que  foram unificadas neste ano.

    As vereadoras Constância Félix (PDT) e Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente e secretária do colegiado, respectivamente, foram recepcionadas pela diretora Valéria Cristina Sanches, que está no cargo como substituta há um mês. Além da diretora, as parlamentares também ouviram as demandas dos servidores.

    O principal problema enfrentado no CI José Reinaldo, que atende 186 alunos do berçário 2 (B2) à 2ª etapa,  segundo a diretora e funcionários, é a falta de servidores, principalmente de auxiliares gerais e de monitores para acompanhar os alunos com deficiência que precisam de atendimento individualizado. 

    Já na Emei Vereadora Minerva, a maior dificuldade é em relação à infraestrutura. O prédio conta com apenas duas salas de aula para atender 40 alunos da 1ª e 2ª etapas em tempo integral. Enquanto uma turma acompanha a aula com a professora em uma das salas, a outra realiza atividades com monitoras na segunda sala. 

    Toda a estrutura do prédio corresponde às duas salas, uma cozinha e um refeitório pequeno. Uma das monitoras explicou que não cabem 20 crianças ao mesmo tempo no refeitório e que na época da pandemia foi muito difícil, pois só podiam colocar cinco crianças por vez para almoçarem. A escola também não conta com sala de professores, as reuniões com funcionários e pais são feitas no corredor.

    Outro problema apontado pela monitora é a falta de banheiro para funcionários. “Nós temos que usar os banheiros das crianças, elas até já sabem, se a porta estiver fechada, elas precisam esperar, pois um adulto está usando”, contou. “Os banheiros (masculino e feminino) foram adaptados, com a instalação de vasos sanitários para adultos, mas a pia para a higiene das mãos é infantil, mais baixa do que o padrão para adultos”, observou. 

    Valéria falou às vereadoras sobre o espaço usado pelas crianças para as aulas de Educação Física, um gramado em frente ao prédio da escola. Segundo ela, o local abrigava um parquinho com brinquedos de madeira. “Eles já não podiam ser reformados, então foram retirados, mas os buracos onde estavam instalados continuam lá, oferecendo risco de acidentes, assim como as quinas do piso de alvenaria, que também são muito perigosas”, comentou a diretora.

    Reunião

    Na reunião do colegiado no período da tarde, os vereadores deliberaram por enviar questionamentos à Secretaria Municipal de Educação sobre a possibilidade de integração física das escolas visitadas, com a construção de novas salas na CI José Reinaldo para abrigar os alunos da Emei Vereadora Minerva, ou de melhoria na infraestrutura da Emei para atender os alunos e funcionários de maneira adequada.

    Os parlamentares também analisaram quatro projetos durante a reunião, conforme ata, e agendaram uma visita na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Professor Aldo José Kuhl para o dia 18 de maio.

    A Comissão é formada pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária.

    São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. O colegiado se reúne na Câmara todas as quartas-feiras, a partir das 15h30.