Vereadores agendaram reuniões com autoridades e visitas a bairros
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara recebeu dois representantes dos moradores do bairro Pires de Cima, na reunião desta quinta-feira, 28 de abril, para ouvir as demandas da comunidade. Estiveram presentes o presidente da Associação de Amigos do Bairro dos Pires (AABP), Danilo Fischer, e o munícipe Luiz Fernando. Entre os problemas apontados estão: despejo e coleta de lixo na entrada do bairro; loteamentos clandestinos; queda de energia; acostamento e canalização das vias asfaltadas; sinalização de trânsito vertical e horizontal; iluminação pública perto das escolas e igrejas; e construção de um posto de saúde.
Para buscar soluções, os vereadores agendaram uma diligência no bairro, no dia 12 de maio, às 9h30, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, no Bairro dos Pires, com convites para participação de representantes da empresa concessionária de energia elétrica Elektro e a Prefeitura (Secretarias de de Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Saúde e Urbanismo).
Os vereadores também decidiram questionar a Prefeitura sobre a situação do bairro. Em requerimento, a Comissão pergunta se existe controle de coleta de lixo, qual a frequência de fiscalização dos loteamentos e qual a providência para impedir a construção de loteamentos clandestinos. Os parlamentares também querem saber se existe monitoramento por câmeras, qual a previsão de construção de posto de saúde e se existe controle de esgoto irregular.
Diligências e reuniões
Os vereadores agendaram uma série de reuniões com autoridades e diligências nos bairros:
- 5 de maio, 17h, reunião extraordinária da Comissão, no Plenário, para debater a construção da passarela do bairro dos Lopes, com convite ao prefeito Mario Botion (PSD) e ao presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania).
- 6 de maio, 9h30, diligência no bairro Jardim Primavera, para analisar possíveis irregularidades nas vias públicas.
- 10 de maio, 9h30, diligência em uma residência, na Rua Tancredo de Luna, Vila Fior, para apurar reclamação de munícipe a respeito de manutenção da empresa concessionária BRK.
- 12 de maio, às 9h30, diligência na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, no Bairro dos Pires, para tratar dos problemas do bairro.
- 13 de maio, 9h30, diligência no Palacete Tatuibi, no Centro, para verificar a reforma do prédio, como contrapartida da construção do Hospital da Unimed.
- 19 de maio, 14h30, reunião ordinária da Comissão com o deputado Murilo Félix (Podemos), para discutir sobre a pavimentação da Estrada da Balsa (LIM-159,156 e 378) com a participação da população interessada.
Para todos os eventos, serão convidados representantes da Prefeitura.
Comissão
O colegiado ainda deliberou duas proposições, conforme a ata.
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.