• Inicio
  • Notícias
  • Comissão monitora trabalho da Prefeitura para zerar filas de consultas e cirurgias

Comissão monitora trabalho da Prefeitura para zerar filas de consultas e cirurgias

Vereadores conheceram o projeto Mais Visão, que estima atender 3,5 mil pessoas

Data de publicação: 07/04/2022 15:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão monitora trabalho da Prefeitura para zerar filas de consultas e cirurgias

    Comissão monitora trabalho da Prefeitura para zerar filas de consultas e cirurgias

  • Vereadores conheceram as etapas de atendimento do Mais Visão

    Vereadores conheceram as etapas de atendimento do Mais Visão

  • Comissão dialogou com secretário de Saúde, Vitor Santos

    Comissão dialogou com secretário de Saúde, Vitor Santos

    Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Joaquim Nogueira da Cruz Neto, do bairro Parque Residencial Abílio Pedro, onde a Prefeitura deu início esta semana ao projeto “Mais Visão” - um mutirão de oftalmologia que prevê atender 3,5 mil pacientes. Participaram os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; e Lu Bogo (PL), vice-presidente.

    Os membros do colegiado foram recebidos pelo secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, e pelo diretor da empresa Saúde Link, Marco Antonio Barbosa, responsável pela execução do projeto. Também estavam presentes os vereadores Terezinha da Santa Casa (PL), Betinho Neves (PV) e João Bano (Podemos).

    Eles conheceram todas as etapas de atendimento que antecedem o procedimento cirúrgico, desde a realização de teste de covid-19, a pré-consulta para avaliação patológica, o agendamento das cirurgias, quando indicadas; e a adoção dos protocolos de segurança. Os parlamentares também acompanharam por vídeo o momento em que os cirurgiões fazem a incisão nos pacientes com catarata, para remoção do cristalino danificado e inclusão de uma lente intraocular.

    Fila de espera

    Segundo Vitor Santos, a finalidade do Mais Visão é atender aos munícipes que estão na fila à espera de consultas e têm como prioridade os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de procedimentos cirúrgicos. A estimativa é de que 3,5 mil pacientes sejam atendidos pelos médicos oftalmologistas e outros 528 sejam operados para recuperação da capacidade de enxergar. Em dois dias de projeto, foram realizadas 188 cirurgias de catarata. Há ainda uma média diária de 15 intervenções em pessoas com pterígio (membrana que avança sobre a córnea). Já as consultas são feitas entre 150 e 200 por dia.   

    A gestão de fila de espera para acesso aos serviços do SUS em Limeira foi tema de reunião da Comissão de Saúde em fevereiro deste mês. Na ocasião, os vereadores enviaram ofício à Prefeitura, questionando qual solução seria adotada para diminuir a espera dos munícipes por cirurgias, incluindo as oftalmológicas. “Nós solicitamos a relação com o número de pacientes, sendo que uma das nossas preocupações era que o secretário já pudesse dar vazão a atender essas pessoas. O que observamos aqui é um trabalho muito importante desenvolvido pelo Dr. Vitor junto com o prefeito Mario Botion, que já começou a zerar as filas”, observou Everton Ferreira.     

    Mais Visão

    O projeto iniciado esta semana segue até maio, em data a ser definida para o término. Estão envolvidos no Mais Visão 40 profissionais, sendo dez oftalmologistas, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Essa é a quarta edição do mutirão realizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas - Norte (Cismetro). De acordo com a Prefeitura, em 2019, foram feitas 3.637 consultas e 894 cirurgias, enquanto em 2020, foram 1.989 consultas e 1.288 cirurgias. Cada procedimento cirúrgico dura entre três e cinco minutos. 

    A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os pacientes agendados para participar do projeto devem comparecer à UPA no dia e no horário informados previamente. São exigidos documentos com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. Por se tratar de ambiente de saúde, também é obrigatório o uso de máscara de proteção contra covid-19. O atendimento ocorre de terça a domingo, das 7h às 18h.