Por conta da pandemia, tempo de espera para procedimento ficou superior a seis meses
Desde fevereiro, os vereadores da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo monitoram a gestão de fila de espera para acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Limeira. Na reunião desta quinta-feira, 10 de março, o colegiado debateu o represamento das cirurgias de vesícula. Em resposta aos parlamentares, a Prefeitura informou que atualmente 339 pacientes estão na fila aguardando esse tipo de procedimento. Já o tempo médio de espera é superior a seis meses, em decorrência da pandemia.
No ofício respondido à Comissão, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que as cirurgias eletivas ficaram suspensas. Em contrapartida, foram realizadas 127 cirurgias de urgência. Cientes deste dado, os vereadores agora aguardam uma resposta da Prefeitura sobre o plano de ação, incluindo a realização de mutirões, para que a espera dos munícipes seja reduzida.
Na reunião do dia 10 de fevereiro, o colegiado questionou acerca das 3.122 cirurgias eletivas represadas. O dado é da Prefeitura e se refere a dezembro de 2021. Foi solicitada a quantidade de cirurgias que cada médico realizou nos exercícios de 2018, 2019, 2020 e 2021. Eles também querem um cronograma ou planejamento de como e quando as cirurgias serão realizadas em 2022. O prazo de resposta do Executivo é até 18 de março.
Esporte
Esta semana, a Comissão deliberou por enviar ofício à Prefeitura indagando se há parcerias existentes entre a Secretaria Municipal de Esportes e as associações de bairro no município de Limeira que não estão contempladas em chamamento público. Questionam ainda quais as modalidades e categorias esportivas constam nesses processos de chamamento da pasta. Os membros também solicitam uma relação das empresas participantes e dos valores repassados.
Todos os apontamentos que serão enviados ao Executivo constam na ata, assim como as deliberações para os projetos em tramitação na Câmara. Fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário. Conforme o Regimento Interno, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30.