• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Obras faz diligência no bairro Pires de Cima

Comissão de Obras faz diligência no bairro Pires de Cima

Redutor de velocidade e contenção de água da chuva foram discutidos com comunidade

Data de publicação: 14/02/2022 12:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

    Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

  • Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

    Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

  • Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

    Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

  • Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

    Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

  • Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

    Comissão de Obras faz diligência no no bairro Pires de Cima

    Os vereadores da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo da Câmara fizeram uma visita técnica, na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro, no bairro Pires de Cima. O objetivo foi averiguar a situação da Via Martin Lutero (LIM-253), na altura do Bar do Escopeta. Os moradores reclamam da velocidade dos veículos no local e pedem um redutor de velocidade, além disso, demandam por solução do escoamento de água de uma servidão que faz entroncamento naquele ponto.

    Além de vereadores e assessores parlamentares, a visita teve a presença de moradores do bairro e de representantes da Prefeitura, entre eles, o chefe da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana, Nilson Pasqualotto, e o chefe de Divisão de Fiscalização e Manutenção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, José Lourenço Aparecido.

    Segundo a Prefeitura informou aos moradores, a construção de uma faixa elevada naquele ponto da Via Martin Lutero já foi autorizada pelo prefeito Mario Botion e pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, bem como já está sinalizado o ponto exato onde vai ser construído o redutor. No entanto, a obra ainda não foi executada neste início de ano por causa da persistência da chuva durante o mês de janeiro. Também se comprometeram a construir uma cacimba ou camalhão, ou seja, uma cavidade e caixa de contenção no solo para recolher a água da chuva, na entrada da servidão.

    Na presença dos representantes da Prefeitura e da comunidade, o presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi (MDB), solicitou a realização de operação tapa buracos nas Vias Martin Lutero e Santo Antônio, ambas no bairro do Pires. Foi informado, no entanto, que será feito o recapeamento de asfalto por meio de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi, de R$ 6 milhões. A execução, no entanto, ainda depende de assinatura de trâmites com a Caixa Econômica Federal.

    Helder do Táxi também foi autor da Indicação Nº 525/2021, em março do ano passado, que trata do assunto. No dia 31 de março, a Prefeitura havia respondido que está promovendo "estudo de viabilidade para eventual construção de outras cacimbas na estrada de servidão que dá acesso à Estrada Municipal LIM-253 (Via Martim Lutero), Bairro dos Pires de Cima" e que "os serviços de manutenção nas cacimbas existentes serão executados conforme programação preestabelecida".

    O vereador Helder ressaltou o trabalho coletivo da Comissão de Obras para obter conquistas para comunidade da área rural. "A reunião foi muito boa, pois são duas situações que estamos pleiteando há muito tempo e, com a presença da Comissão, fortalecemos esse pedido. Além disso, juntamente com os moradores e as Secretarias de Obras e Mobilidade Urbana, tivemos a oportunidade de decidir juntos o que pode ser feito. Com a reconstrução da pavimentação, vai ser possível sanar muitos problemas", avaliou o presidente do colegiado. "Também aproveitamos o momento para ouvir outras reivindicações da região", disse.

    Proponente da diligência, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), da mesma forma, destacou o trabalho do colegiado. "Sabemos da importância da área rural para o município, creio que foi muito importante a presença da Comissão de Obras, juntamente com representantes do poder público e da comunidade local para elucidar aos moradores o que pode ser feito. Os moradores saíram satisfeitos com o que foi apresentado e agora iremos acompanhar para que o trabalho possa ser executado", afirmou.

    De acordo com Helder, será protocolada uma nova indicação, por meio da Comissão, reforçando os pleitos da comunidade.

    Comissão

    A Comissão de Obras e Serviços Públicos é formada pelos vereadores Helder do Táxi, presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia, secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Também é responsável por analisar concessão administrativa ou direito real de uso de bens imóveis e móveis de propriedade do município; transporte coletivo e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, sinalização; meios de comunicação; serviços públicos de concessão estadual ou federal que interessem ao município; cadastro territorial, planos gerais e parciais de urbanização ou reurbanização; plano diretor; e disciplinação das atividades econômicas desenvolvidas.