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Comissão de Obras volta a debater passarela na Anhanguera e asfalto na Estrada da Balsa

Secretário Dagoberto confirma protocolo do projeto básico para asfaltamento da LIM-159

Data de publicação: 03/12/2021 16:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


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    A construção da passarela na Rodovia Anhanguera, no bairro dos Lopes, e o asfaltamento da estrada vicinal LIM-159, a Estrada da Balsa, foi novamente tema de reunião extraordinária da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, nesta sexta-feira, 3 de dezembro. A comissão já havia promovido outro encontro no dia 25 de novembro.

    Além dos integrantes do colegiado Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos), e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), estiveram presentes o deputado Murilo Félix (Podemos), os secretários municipais Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana) e Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos) e o assessor do deputado Miguel Lombardi (PL), Ademir Cintra.

    Também acompanharam os trabalhos a presidente da Câmara em exercício, vereadora Lu Bogo (PL), e os vereadores Betinho Neves (PV), Terezinha da Santa Casa (PL) João Bano (Podemos), Dr. Júlio (DEM), Everton Ferreira (PSD), Mariana Calsa (PL), Constância Félix (PDT), Marco Xavier (Cidadania), Isabelly Carvalho (PT) e Elias Barbosa (PSC).

    Passarela dos Lopes

    O pedido pela construção da passarela na Rodovia Anhanguera (SP-300), na altura do bairro dos Lopes (km 134 + 500 metros), começou com a exposição pela moradora Marlene Crepaldi do número de atropelamentos na via: 26 vítimas, das quais 17 fatais.

    Ela também apresentou um vídeo com as imagens do fluxo de veículos na rodovia e destacou a dificuldade de atravessar a via para todas as pessoas, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. "Mesmo com todas essas dificuldades e perigos por que as pessoas atravessam as pistas? Porque tem gente que mora lá desde antes da construção da rodovia ou da concessão, para ir até pontos de ônibus, postos de saúde, escolas e até a zona eleitoral", questionou.

    A moradora lembrou que antes da concessão havia três passarelas no local. "E, após 23 anos de concessão, temos as mesmas três passarelas, e o movimento não aumentou? Não estamos mais pedindo, estamos exigindo", discursou.

    Representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado Murilo Félix (Podemos) destacou a ausência do prefeito Mario Botion (PSD) na reunião da Comissão de Obras da Câmara e em outros encontros com representantes da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). "Meu papel aqui hoje é fazer que o que foi acordado seja feito", disse.

    Já o servidor Cintra, em nome do deputado federal Miguel Lombardi (PL), disse que o parlamentar está disposto a aportar recursos para a construção da passarela por meio de emenda. "O deputado Miguel está aí para somar", falou. "Emenda parlamentar tem, mas é a longo prazo", explicou.

    O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, apresentou histórico de lutas da Prefeitura pela conquista da travessia. Segundo ele, o primeiro documento que se tem notícia sobre o assunto é de 1988, do ex-deputado e ex-prefeito de Limeira de 1977/1982, Mattos Silveira, dirigido ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), portanto há 33 anos. "Tudo isso para mostrar o quão é complexo", resumiu.

    Oliveira propôs gestões junto ao Governo do Estado paulista para cobrar da concessionária AutoBan, que opera os pedágios na rodovia Anhanguera, a construção da passarela. Ele também pediu a intervenção dos deputados Lombardi e Félix para mudar o contrato nas próximas licitações e incluir a obrigatoriedade de construção da passarela. "Estamos aqui para unir forças e cobrar o ente responsável, que é o Governo do Estado", enfatizou.

    No mesmo sentido, o secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, relatou que todas as administrações municipais passaram por esse problema. "Nenhum prefeito tem o poder de fazer essa passarela", disse, completando que parlamentares também não têm essa atribuição. Ele ainda salientou o descaso dos governos estadual e federal.

    Por fim, Campos anunciou que o Jurídico da Prefeitura está promovendo um estudo, por determinação do prefeito, a fim de cobrar judicialmente da Artesp e da AutoBAn a construção da travessia.

    Na conclusão do assunto, o deputado Murilo anunciou a realização de uma reunião com representantes da Artesp, no dia 8 de dezembro, para a qual estão sendo convidadas as autoridades municipais (prefeito, secretários e vereadores), estaduais e federais, além dos moradores.

    O vereador Ceará falou que o povo está insatisfeito e busca apenas solução para o problema. "E é com isso que essa Comissão tem que se agarrar, e vamos estar presentes nessa reunião, pois essa novela tem que acabar", afirmou.

    Estrada da Balsa

    O secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, anunciou que foi protocolado no Departamento de Estradas de Rodagem, na quinta-feira, 2 de dezembro, o projeto básico de pavimentação da estrada vicinal LIM-159, chamada de Estrada da Balsa, com valor aproximado de R$ 21,5 milhões. No entanto, explicou, ainda deverá ser realizado o projeto executivo. Ele respondia ao questionamento da moradora e presidente da Associação Vale Verde, Ivania Hebling Martins. "Aguardamos agora que haja a seleção dessa estrada dentro do programa do Governo, e que haja recurso para isso", declarou.

    Por sua vez, o deputado Murilo Félix confirmou que o recurso existe. "Estando certo o projeto básico, o Governo do Estado assume o projeto executivo", reforçou. "Entregando o projeto até antes do dia 15 de dezembro a gente consegue o recurso, senão depois a gente perde."

    O presidente da Comissão, Helder do Táxi, agradeceu a contribuição unificada das autoridades em busca de uma solução. "Tudo que nós da Comissão queríamos era isso, todos trabalhando juntos, e tenho certeza que é isso que vai acontecer com a Passarela do Lopes", afirmou. 

    "Hoje a democracia venceu, e quem ganhou foram os moradores", avaliou o vereador Waguinho da Santa Luzia. "Não há vitória sem luta", conclui Helder.