Operadora que atende servidores municipais respondeu ofício dos vereadores
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo expediu ofício à Prefeitura para que seja realizada nova pesquisa de satisfação com os servidores municipais O objetivo é identificar se houve melhora na percepção relativa aos serviços prestados pela Medical. Na reunião desta quinta-feira, 25 de novembro, os vereadores também receberam respostas da operadora do plano de saúde sobre cada um dos 13 apontamentos feitos pelos usuários no levantamento elaborado pelo Executivo em outubro.
O levantamento foi feito de forma eletrônica entre os dias 20 e 22 de outubro, do qual participaram 2.084 servidores que avaliaram e responderam 13 itens. O prazo para agendamento de consultas foi o que resultou em maior percentual de insatisfação: 70% responderam que o serviço é péssimo ou ruim, enquanto 12% responderam que é bom ou excelente. Segundo o Executivo, a pesquisa alcançou grau de confiança de 99%, com margem de erro de 3%.
Diante de pedido da Comissão de Saúde, a Medical respondeu aos questionamentos. O primeiro deles trata do prazo para autorização de guias. Foi informado pela empresa que nenhum problema sistemático foi identificado, estando as autorizações dentro do prazo regulamentar. Sobre a percepção dos usuários aferida, justificou que “pode ter derivado de situações de retomada de procedimentos eletivos outrora impactados pela pandemia, as quais, repisa-se, não determinaram a extrapolação dos prazos regulamentares.”
Outros três pontos se referem a agendamentos de exames, de terapias e de consultas. A operadora citou que, em decorrência do aumento de demanda verificado, foram disponibilizados 150 novos horários já para a agenda de dezembro, o que dará capacidade para realização de 1.850 exames mensais. Argumentou que “não existem reclamações sobre tal serviço”. Da mesma forma, desconhece problema sistemático em relação à agenda de terapias, mas que providenciou a ampliação da rede de prestadores. Os problemas sistemáticos também não foram identificados pela Medical no agendamento de consultas.
A empresa explicou que algumas especialidades experimentam um aumento de demanda, contudo, foram contratados mais profissionais ou ampliado o agendamento. Isso abrange cardiologia, gastroenterologia clínica e mastologia.
Acerca da rede de laboratórios para exames, a Medical afirmou que investe em uma estrutura dimensionada adequadamente. De acordo com a operadora, o item da pesquisa “não indica exatamente o que não está a contento para os 49% que avaliaram negativamente”, porém, segue à disposição para receber reclamações mais concretas.
O documento com todas as respostas da empresa pode ser acessado por meio da ata da reunião do colegiado, disponível no site.
Novo levantamento
A Comissão deliberou pela realização de uma nova aferição com os servidores municipais usuários do plano de saúde, para verificar se houve melhora na percepção dos serviços. O ofício foi encaminhado à Prefeitura e indica que a pesquisa ocorra em fevereiro. Os vereadores também remeteram ao Executivo as respostas da Medical para ciência.
Comissão
O colegiado se reúne às quintas-feiras, a partir das 8h30, e é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. O resultado das deliberações consta em ata.