Comissão de Saúde agenda visita à UPA Abílio Pedro

Vereadores querem conferir estrutura de atendimento fornecida aos munícipes

Data de publicação: 11/11/2021 10:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Saúde agenda visita à UPA Abílio Pedro
Comissão de Saúde agenda visita à UPA Abílio Pedro

Na reunião desta quinta-feira, 11 de novembro, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo agendou visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Joaquim Nogueira da Cruz Neto, do bairro Parque Residencial Abílio Pedro. A diligência será realizada no dia 18 de novembro, às 9h.  

O objetivo é averiguar o tempo de espera de atendimento, a oferta de profissionais de saúde e a estrutura do local. A sugestão foi apresentada pela vereadora e vice-presidente da Comissão, Lu Bogo (PL). A proposta foi discutida e aceita pelos demais membros Everton Ferreira, presidente (PSD), e Marco Xavier (Cidadania), secretário.   

Zerar filas 

O colegiado recebeu manifestação da Prefeitura sobre a estratégia a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para zerar as filas de consultas e exames. O Executivo informou que visa utilizar atas de compras vigentes, bem como o Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) para a contratação dos procedimentos. A Comissão chegou a estimar um custo de R$ 2,3 milhões para a execução dos serviços.   

Na resposta, a administração municipal mencionou o recurso na ordem de R$ 1,5 milhão, devolvido pela Câmara em outubro, com indicação para aplicação na área da saúde. O valor pode ser usado na realização dos atendimentos represados durante o período de enfrentamento à pandemia de covid-19.      

Parecer

A Comissão é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.

Na reunião desta semana, dois projetos foram analisados e receberam pareceres favoráveis, conforme a ata