Vereadores querem esclarecimentos sobre protocolos médicos adotados na pandemia
Na reunião desta quinta-feira, 7 de outubro, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo deliberou por enviar ofício à Prefeitura para que esclareça sobre protocolos médicos adotados durante a pandemia. O colegiado recebeu denúncia apresentada pela União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) referente à prescrição de medicamentos do chamado kit covid.
O denunciante pede que os vereadores apurem se medicamentos para tratamento precoce contra a covid-19 foram receitados para a população de Limeira por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou de hospitais públicos e privados. O documento também questiona quais as orientações da administração municipal sobre o tema. A Comissão deliberou pelo envio das perguntas à Prefeitura, para que forneça informações sobre o tema.
Ainda durante a reunião, o colegiado informou que foi procurado pela imprensa local para que se manifeste acerca da repercussão da denúncia envolvendo a Hapvida. A companhia é operadora do hospital Medical em Limeira e foi apontada por supostamente pressionar os médicos a prescreverem medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, que fazem parte do kit covid. A Comissão solicitou que a empresa apresente esclarecimentos e informe quais são os atuais protocolos médicos adotados no tratamento de pacientes.
Cirurgias
A fila para cirurgias foi outro assunto debatido pelos vereadores. Eles expediram ofício ao Executivo para que disponibilize o número de usuários que aguardam na fila de procedimentos cirúrgicos. Na semana passada, os membros da Comissão questionaramba Prefeitura sobre qual estratégia será adotada para atender a demanda de 19 mil consultas e exames represados.
Comissão
O colegiado é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Nesta semana, dois projetos foram analisados e receberam pareceres favoráveis, conforme ata.
Fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário. Conforme o Regimento Interno, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30.