Vereador indicou que no local seja instalado um Museu Italiano
Nesta quarta-feira, 6 de outubro, o vereador Everton Ferreira (PSD) protocolou o Requerimento Nº 507/2021 para que a Prefeitura se manifeste sobre a viabilidade da reforma da estação ferroviária do bairro Tatu. O parlamentar é autor da Indicação Nº 1207/2021, elaborada em abril deste ano, para que o local seja reformado e receba a instalação de um Museu Italiano.
Na proposição, Everton argumentou que o uso do espaço histórico tem a finalidade de estimular o turismo local, além de atrair a visita de apreciadores do bairro Tatu. Ele defendeu que a criação de um Museu da Colônia Italiana resgataria a história das antigas famílias que chegaram a Limeira, por meio da exposição de fotos e de peças antigas da cultura italiana.
O vereador fez um resgate histórico, na indicação, para destacar a importância daquela área. “O bairro surgiu às margens do Ribeirão Tatu como uma colônia da Fazenda Tatu, pertencente ao capitão Luís Manuel da Cunha Bastos, cujo casarão sede da antiga fazenda fica a um quilômetro do centro do bairro”, descreveu.
A proposta do parlamentar é que o prédio seja reformado e seja realizada uma parceria com a associação de moradores da região para que a estrutura seja preservada. Everton Ferreira citou que a estação poderia abrigar um ponto de café para turistas e ciclistas visitantes, como uma forma de uso do local e, assim, evitar vandalismos. A proteção ao patrimônio também contaria com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Em maio deste ano, a Prefeitura respondeu a indicação do vereador por meio de ofício da Secretaria Municipal de Cultura. O parlamentar foi informado de que o assunto seria pautado em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali).
Agora, por meio do requerimento, Everton solicitou o envio de novas informações da administração municipal sobre a demanda. O Executivo tem 15 dias para responder. O prazo pode ser prorrogado por igual período.
*Informações do Gabinete Parlamentar