Ofícios serão enviados à Prefeitura questionando reforma de telhado e limpeza de caixa d’água
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara visitou as escolas municipais de ensino infantil e ensino fundamental (Emeief) Professor José Roberto Braz e Maria Aparecida de Luca Moore na manhã desta quarta-feira, 29 de setembro. O objetivo foi ouvir as principais demandas da direção e conhecer os trabalhos desenvolvidos nos locais.
Emeief Professor José Roberto Braz
A primeira escola visitada foi a Emeief Professor José Roberto Braz, no Jardim Ibirapuera, onde os vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente da Comissão, e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária, foram recebidos pelo diretor Rodrigo Petit e pela vice-diretora Claudia Eleodoro Fabre.
A escola atende 244 alunos, sendo nove turmas do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, e uma turma do maternal II, em período integral. O principal problema enfrentado no local, segundo a direção, é com relação à temperatura do pátio em dias quentes, por causa da cobertura metálica, e na cozinha, pela falta de ventilação adequada.
Sobre os apontamentos, a Comissão deliberou pelo envio de ofício à Prefeitura questionando se há trâmites de licitação para troca ou reforma do telhado.
Emeief Maria Aparecida de Luca Moore
Em seguida, o colegiado se dirigiu à Emeief Maria Aparecida de Luca Moore, no Jardim Aeroporto, sendo recebido pela diretora Adriana Ijano Motta e pela vice-diretora Alessandra Pascotto. No local, são atendidos 1.196 alunos de quatro a dez anos.
Na visita, a diretora falou aos vereadores sobre o trabalho desenvolvido com o ensino em período integral e do principal objetivo, que é gerar impacto acadêmico na vida dos alunos. “Nossa prioridade é a alfabetização e o desempenho acadêmico”, ressaltou Adriana.
A diretora pediu a limpeza da caixa d’água. Segundo Adriana, a escada interna da estrutura está enferrujada e não há como realizar o serviço. Os vereadores decidiram encaminhar ofício à Prefeitura questionando se há processo administrativo referente ao problema.
Reunião ordinária
Já na reunião ordinária do colegiado, à tarde, foram analisados três projetos pelos vereadores. Dentre as propostas, uma recebeu parecer favorável e as outras duas permanecem em estudo, conforme a ata.
Os parlamentares também deliberaram convidar o secretário de Educação André Francesco para participar da reunião do colegiado no dia 6 de outubro, às 16h, para falar sobre os assuntos levantados junto aos diretores das escolas e de demandas apresentadas diretamente aos gabinetes dos vereadores, como fila da creche, falta de monitores na rede, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas cozinhas, qualidade dos lanches oferecidos aos alunos e falta de estagiários para atender os alunos com necessidades especiais, por exemplo.
A Comissão é formada pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária. As reuniões do colegiado acontecem às quartas-feiras, a partir das 15h30.
São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município.