Luz verde simboliza campanha de prevenção ao câncer de cabeça e de pescoço
Em demonstração de apoio à campanha Julho Verde, o prédio da Câmara de Limeira ganhou iluminação especial na cor que simboliza o mês de prevenção do câncer de cabeça e de pescoço. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e recebeu a adesão do Legislativo. O objetivo é fortalecer o trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
O presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), falou sobre a campanha durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de julho. O vereador citou que a ação da Prefeitura atende à Lei 6.478/2020, sancionada pelo prefeito Mario Botion (PSD), a partir de projeto da então vereadora e hoje vice-prefeita, Erika Tank (PL). A proposição foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo na época.
No município, outros prédios públicos como o Palacete Levy estão recebendo iluminação na cor verde para alertar à data. Segundo a Prefeitura, durante o Julho Verde também haverá o lançamento de uma série de vídeos e peças publicitárias reforçando a importância da prevenção. O material será postado tanto nas páginas da prefeitura no Facebook e no Youtube com o slogan “Não deixe o câncer de cabeça e pescoço calar a sua voz, prevenir é o melhor remédio”.
Prevenção
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide são agrupados como cânceres de cabeça e pescoço. O diagnóstico é feito por exame clínico e pode ser complementado por exames de imagem, endoscopia e biópsia.
Estão entre os sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço o aparecimento de nódulo na região, ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, alterações na voz ou rouquidão, dificuldade para engolir. Diante de qualquer condição clínica suspeita, a pessoa deve conversar com o médico.
Em Limeira, unidades como a Policlínica, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Ambulatório Regional de Especialidades (ARE) oferecem atendimento especializado. Contudo, o atendimento aos pacientes e agendamento de consultas ocorre a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
*Com informações da Prefeitura de Limeira