• Inicio
  • Notícias
  • Sidney Pascotto é eleito primeiro vice-presidente do Parlamento Regional

Sidney Pascotto é eleito primeiro vice-presidente do Parlamento Regional

Limeira está entre os representantes dos 23 municípios do aglomerado urbano de Piracicaba

Data de publicação: 22/06/2021 18:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Sidney Pascotto é eleito primeiro vice-presidente do Parlamento Regional

    Sidney Pascotto é eleito primeiro vice-presidente do Parlamento Regional

  • Parlamento Regional foi reativado em reunião nesta terça-feira (22/6)

    Parlamento Regional foi reativado em reunião nesta terça-feira (22/6)

  • Praup representa 23 municípios e 1,450 milhão de habitantes

    Praup representa 23 municípios e 1,450 milhão de habitantes

  • Sidney Pascotto falou sobre força política do Parlamento Regional

    Sidney Pascotto falou sobre força política do Parlamento Regional

    O presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC) participou nesta terça-feira, 22 de junho, da reunião de reativação do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup). Durante o evento no Salão Nobre Helly de Campos Melges, foram escolhidos os membros da Mesa Diretora da entidade. O vereador de Limeira foi eleito primeiro vice-presidente. Para a presidência do Parlamento foi eleito o vereador Gilmar Rotta (Cidadania), que preside a Câmara de Piracicaba. A cidade passa a ser sede do Praup.   

    Sidney Pascotto discursou na abertura da reunião e destacou a força do trabalho integrado dos vereadores. "Quando a gente organiza um parlamento regional nós podemos ser representados por vários partidos, para unir forças e defender as demandas desse aglomerado urbano que tem mais de 1,450 milhão de habitantes”, enfatizou o presidente do Legislativo de Limeira.

    O processo de articulação do Parlamento foi debatido entre Gilmar Rotta e Sidney Pascotto em encontro realizado no dia 26 de maio, na Câmara Limeira. Na ocasião, o presidente do Legislativo de Piracicaba também falou da importância do agrupamento de casas legislativas para discutir políticas públicas comuns às cidades vizinhas, como pedágio, transporte, gestão de resíduos sólidos e saúde.

    O Parlamento Regional é composto por 23 municípios distribuídos em cinco polos. Fazem parte do polo um Piracicaba, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Laranjal Paulista. No polo dois, estão os municípios de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Gertrudes. O terceiro polo é composto pelas cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna. O quarto polo por Araras, Conchal e Leme e o quinto polo por Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard.

    Eleição da Mesa

    A Mesa Diretora é formada por sete parlamentares, sendo um presidente e quatro vices, um primeiro-secretário e um segundo-secretário. Os membros foram indicados pelos polos do Parlamento Regional e eleitos durante a reunião de reativação. 

    Além de Gilmar Rotta e Sidney Pascotto, completam a composição o segundo vice-presidente, José Pereira (PSD), vereador de Rio Claro; terceiro vice-presidente Rodrigo Soares (PSDB), de Araras; quarto vice-presidente, Ronaldo Cezário (MDB), de Elias Fausto; o primeiro-secretário, Du Sorocaba (PL), de São Pedro; segundo-secretário Jean Ferreira (Cidadania), de Iracemápolis.

    Posse

    Durante a reunião ainda foi aprovada a alteração no protocolo estatutário do Parlamento Regional, para ampliar a participação de vereadores no Praup. Agora um terço dos vereadores de cada Câmara pode integrar o Parlamento Regional. Antes esse limite se restringia a um quinto. 

    A posse dos integrantes do Praup está prevista para ocorrer em 13 de julho, às 10h, em Piracicaba. O local será definido considerando os protocolos de segurança em relação à pandemia.  

    As reuniões ordinárias serão bimestrais, podendo ser convocada reunião extraordinária, se necessária.

    *Com informações da Câmara de Piracicaba

    **Crédito das imagens Davi Negri e Matheus Tiburcio, da Câmara de Piracicaba