Título Médico Veterinário será entregue a profissionais da área
Quatro projetos que concedem homenagens foram aprovados na Câmara Municipal de Limeira nessa segunda-feira, 17 de setembro. Um deles atribui o Título Médico Veterinário Padrão a profissionais da área; outro cria a distinção honorífica Professor Universitário Inovador e um terceiro imortaliza o nome de Maria Soldado na rua Projetada 06, do Condomínio Industrial Duas Barras. Além dos cidadãos, uma instituição também será homenageada, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), com Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby”.
Médico Veterinário Padrão
O Projeto de Decreto Legislativo 31/18, dos vereadores Erika Tank (PR), Carolina Pontes (PSDB), Constância Félix (PDT), Clayton Silva (PSC) e Dra. Mayra Costa (PPS), concede o Título Médico Veterinário Padrão aos profissionais Valter Frezza e João Gabas, que se destacaram na proteção e garantia dos direitos dos animais. A homenagem que foi aprovada por todos os parlamentares presentes tem como base o Decreto Legislativo 14/13.
Segundo a proponente Erika Tank, é comum a falta de reconhecimento ou o não entendimento do papel do médico veterinário, principalmente para a saúde pública. “Pensamos apenas no atendimento aos nossos animais de estimação e aos de grande porte, esquecendo da importância para a saúde do ser humano também”, disse.
Professor Universitário Inovador
De autoria do vereador Helder do Taxi (MDB), o Projeto de Resolução 34/18 institui a criação da homenagem Professor Universitário Inovador aos profissionais que contribuírem para a melhoria da qualidade na educação superior, por meio de experiências pedagógicas que integram ensino, pesquisa e extensão.
A realização solene para entrega da honraria será realizada bienalmente, em todo ano par, no mês de outubro, preferencialmente próximo ao dia 15, data em que é comemorado o Dia do Professor. Cada professor será indicado por um vereador.
Maria Soldado
O Projeto de Lei 181/18, de autoria do prefeito Mario Botion, acrescenta o parágrafo único ao art. 1º da Lei 5.539/15 denominando de Maria Soldado a rua Projetada 06, do Condomínio Industrial Duas Barras. Natural de Limeira (SP), Maria José Bezerra, a Maria Soldado, marcou a passagem feminina na revolução de 1932, tendo combatido no setor sul do estado e lutado nas cidades de Buri, Ligiana e Itararé como integrante da Legião Negra. Posteriormente ela também se alistou à frente do combate, lutando pela causa constitucionalista.
Maria Soldado foi escolhida como a “Mulher Símbolo de 32” no Jubileu de Prata da Resolução de 32, o que para o ex-vereador Wilson Cerqueira, seria a mais alta honraria que uma mulher poderia almejar.
Sociedade São Vicente de Paulo
Por meio do Projeto de Decreto Legislativo 30/18, da vereadora Lu Bogo (PR), será concedido o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby” a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), pelos relevantes serviços prestados a cidade na área social.
Os Vicentinos, como também são conhecidos, realizam há cerca de 185 anos um trabalho voluntário com homens, mulheres, adolescentes e crianças com o intuito de aliviar o sofrimento dos pobres e promover dignidade humana. A Sociedade está presente em 155 países e conta com mais de 700 mil membros.