ATALHOS DE TECLADO Inicio [Alt+i] Fim [Alt+m] Pesquisa [Alt+p] ALTERAR FONTE Aumenta a fonte [Alt+A] Retorna para o tamanho normal de fonte [Alt+N] Diminui a fonte [Alt+D]
 
Você está em: HOME / MEMORIAL DO LEGISLATIVO / Sobre o Memorial
 
 

Icone de notíciaSobre o Memorial

Logo da Escola Legislativa

Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Limeira:

História, memória e cultura a serviço do cidadão

O MEMORIAL

Ao completar seus 170 anos de atuação política e reconhecendo sua grande importância para a história da cidade de Limeira, a Câmara Municipal propôs-se, neste ano de 2014, a criar um espaço para refletir sobre sua memória. Como um órgão dinâmico, o Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Limeira nasce, portanto, com os objetivos de valorizar, salvaguardar e difundir uma trajetória de conquistas e desenvolvimento da Casa Legislativa municipal, mais antigo poder político constituído no município.

Este projeto valorizará a memória como um direito fundamental do ser humano, por meio da conservação e difusão do conhecimento, da cultura e da história, além de identificar, gerir, preservar, restaurar, organizar e classificar todo o material que integra o acervo histórico da Câmara Municipal limeirense.

Juntamente, busca realizar pesquisas com a finalidade de resgatar documentos, registros e objetos de reconhecido valor à sua história que estejam em poder de terceiros; promover exposições para ampliar o conhecimento do público sobre pessoas e fatos relevantes para o Legislativo e realizar parcerias para a captação de recursos para a implantação e a manutenção de suas atividades.

Com isso, anseia-se estabelecer uma política cultural que coloque o cidadão em primeiro lugar, facilitando o acesso à informação e realizando projetos de ensino-aprendizagem com escolas e outras instituições educacionais.

A PRESERVAÇÃO DOS ACERVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA

Uma das metas do Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Limeira é gerir e conservar os materiais de cunho arquivístico custodiados na Câmara Municipal, buscando prolongar ao máximo a existência destes itens históricos a partir de intervenções conscientes e estabilizadoras que visam desacelerar os processos de degradação. Entre elas estão o meio ambiente controlado (temperatura e umidade do ar) e tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento) que visam manter a integridade dos diferentes acervos, proporcionando, como objetivo central, o devido acesso por parte da população aos documentos (Lei Federal no 12.527, de 18 de novembro de 2011).

Outro ponto imprescindível neste trabalho será o inventário, catalogação e a produção de instrumentos de pesquisa capazes de descrever todo o acervo, sejam eles impressos e/ou virtuais. Tais produtos são indispensáveis no trabalho de constituição histórica, uma vez que o conhecimento prévio das fontes de um arquivo só pode ser concretizado e proporcionado aos consulentes através do trabalho dos arquivistas e documentalistas.

Ligado a isso e concomitante ao processo de higienização, catalogação e armazenamento do acervo em modernas instalações, será também realizada a digitalização dos conjuntos arquivísticos como questão importante para a preservação documental. A informatização dos arquivos, considerada grande paradigma da atualidade, é indispensável para que estes materiais possam chegar a um número cada vez maior de pessoas. Há a necessidade de guardar, e fazê-lo corretamente, mas também democratizar o conhecimento para que, a partir da divulgação dos documentos, este seja acessado por um número cada vez maior de consulentes, além de garantir a preservação dos originais.

Atualmente, o acervo é composto por cerca de 110.000 itens documentais (manuscritos, impressos e fotografias) e constituem patrimônio cultural inigualável da cidade de Limeira, capazes de recontar não somente a história da Casa Legislativa, mas também a do próprio município, o que justifica e reforça a sua preservação (Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 216, 1988).

Câmara Municipal de Limeira: 170 anos

Ajude-nos a resgatar esta história, você também faz parte dela!

AGENDA DE EVENTOS

NEWSLETTER