ATALHOS DE TECLADO Inicio [Alt+i] Fim [Alt+m] Pesquisa [Alt+p] ALTERAR FONTE Aumenta a fonte [Alt+A] Retorna para o tamanho normal de fonte [Alt+N] Diminui a fonte [Alt+D]
 
Você está em: HOME / ASSESSORIA DE IMPRENSA / Notícias
 
 

Icone de notíciaProjeto que prevê treinamento em primeiros socorros em escolas será votado

Proposto por Erika Tank, matéria vai à plenário na quarta-feira, 14 de fevereiro

Versão para impressão   09/02/2018 14:02:00 - Assessoria de Imprensa


vai lucas

A obrigatoriedade da adoção de treinamento em primeiros socorros aos profissionais da rede escolar em todo o município. É o que pretende um projeto da vereadora Erika Tank (PR) que está na pauta de votação da próxima sessão da Câmara de Limeira.

O objetivo, segundo a autora, é fazer com que as escolas municipais capacitem os profissionais sobre a forma mais correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas.

A proposta da vereadora surgiu depois de Limeira vivenciar, em setembro de 2017, a tragédia do falecimento de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, após ter se engasgado com um cachorro-quente quando excursionava com sua escola de Campinas em uma fazenda histórica próxima.

“Aquele fato me deixou profundamente tocada e protocolei o projeto tão logo soube do desfecho trágico, já que não poderíamos perder tempo para que as escolas e creches da rede pública tenham uma eficácia ainda maior nos serviços já oferecidos à população, fazendo com que mães, pais e responsáveis tenham maior tranquilidade e confiança nos profissionais que cuidam das crianças diariamente”, cita a parlamentar.

De acordo com o projeto, os critérios quanto à forma da aplicação dos Protocolos de Suporte Básico de Vida, a sua periodicidade e a quantidade de profissionais habilitados por unidade escolar, bem como os parâmetros a serem adotados quando em atividades externas, deverão ser criados por decreto regulamentador a ser elaborado pela Prefeitura após sanção da lei de Erika.

 

#VaiLucas

A vereadora relata que, após ter protocolado o projeto, foi procurada pela mãe de Lucas, Alessandra, informando sobre o movimento regional que criou para que câmaras de cidades da região apresentem projetos com esse mesmo teor. Sua página na internet, “Vai Lucas” conta até o presente momento com mais de 135 mil apoios, mais de 300 municípios e sete estados aderindo com matérias semelhantes, além de um projeto em âmbito nacional protocolado este ano.

Com isso, Erika incluiu no projeto o estabelecimento do “Selo Lucas Begalli Zamora” às escolas que adotarem o treinamento aos seus profissionais, como homenagem ao jovem. “Isso mostra o empenho dessa mãe em transformar seu luto em uma luta que devemos todos abraçar em conjunto, é digno de aplauso e nos motiva a seguir batalhando no que podemos ajudar”.

A vereadora informa, inclusive, que Alessandra fará uso da tribuna do legislativo limeirense no dia da sessão, apoiando o projeto e pedindo a sensibilidade de todos os vereadores e vereadoras para sua aprovação.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Limeira acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 16h. A votação do projeto ocorre após às 20h e poderá ser assistida ao vivo pelo site (limeira.sp.leg.br/live) ou pelo Youtube (youtube.com/camaralimeira).

*Informações do Gabinete Parlamentar

AGENDA DE EVENTOS

NEWSLETTER