ATALHOS DE TECLADO Inicio [Alt+i] Fim [Alt+m] Pesquisa [Alt+p] ALTERAR FONTE Aumenta a fonte [Alt+A] Retorna para o tamanho normal de fonte [Alt+N] Diminui a fonte [Alt+D]
 
Você está em: HOME / ASSESSORIA DE IMPRENSA / Notícias
 
 

Icone de notíciaLimeira contará com Patrulha Maria da Penha em 2018

Lei proposta por Erika Tank em 2016 deu origem ao novo grupamento

Versão para impressão   07/12/2017 15:44:00 - Assessoria de Imprensa


Novo grupamento

A Guarda Civil Municipal de Limeira terá, a partir de janeiro de 2018, uma viatura específica para a Patrulha Maria da Penha. A criação desse grupamento está prevista em uma lei de 2016, de autoria da vereadora Erika Tank, e consiste na visita periódica às residências de mulheres em situação de violência para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir atos de violência, além de orientações às vítimas.

A informação foi divulgada pelo prefeito de Limeira, Mario Botion, e pelo secretário municipal de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva, em evento organizado por Erika na Câmara Municipal durante a campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

Para o prefeito, Limeira já avançou bastante nesse sentido e agora pretende fortalecer ainda mais o combate a esse tipo de violência. “Evidente que temos limitações, mas esse é um assunto que precisamos avançar, tenho conversado bastante para buscar essa implantação e viabilização, primeiramente em um projeto-piloto, para depois ampliarmos e atender toda cidade”, informou Botion.

Já o secretário de Segurança, ressaltou que já trabalhava nesse projeto desde o ano passado e que após assumir a pasta, começou a mobilizar os trâmites necessários para essa implantação da patrulha.

“Ainda esse mês pedirei a locação da viatura específica para o atendimento e buscaremos o treinamento e a capacitação dos agentes que trabalharão no atendimento à mulher”. Silva ainda lembrou que colocou um efetivo maior de guardas femininas para trabalharem nas ruas para ter uma abordagem diferente nas ocorrências em que envolvam mulheres.

A vereadora agradeceu o empenho dos envolvidos em nome de todas as mulheres de Limeira. “Quando comecei com a ideia do botão do pânico, havia essa intenção de buscar uma forma de se estender às demais mulheres com medidas protetivas uma forma de se sentirem mais seguras, mesmo nos casos em que o dispositivo não seja indicado. A Patrulha vem atuar nesse sentido e só temos a agradecer ao prefeito e ao secretário por essa dedicação”.

 

HeForShe

A ação aconteceu no dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência às Mulheres. As autoridades presentes assinaram o termo de compromisso e adesão ao movimento ElesPorElas (HeForShe), criado pela ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, como um esforço global para envolver homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial.

“Esse movimento convoca homens como parceiros na elaboração e implementação de políticas públicas para uma igualdade que beneficiará toda sociedade. Precisamos dos homens engajados para que tenhamos avanços como esses apresentados nesta noite”, comemora Erika.

Participaram do evento: prefeito Mario Botion e secretário municipal de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva, representando o Poder Executivo; juiz de direito Luiz Augusto Barrichello Neto, representando o Poder Judiciário; representante da Polícia Civil, delegado Francisco Paula Oliveira Lima; presidente do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg Central, advogado Cláudio Zalaf; comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Claudio Sorge; e os vereadores Jorge de Freitas, Estevão Nogueira e Claudemir Vieira, representando o Poder Legislativo.

*Informações do Gabinete Parlamentar

AGENDA DE EVENTOS

NEWSLETTER