ATALHOS DE TECLADO Inicio [Alt+i] Fim [Alt+m] Pesquisa [Alt+p] ALTERAR FONTE Aumenta a fonte [Alt+A] Retorna para o tamanho normal de fonte [Alt+N] Diminui a fonte [Alt+D]
 
Você está em: HOME / ASSESSORIA DE IMPRENSA / Notícias
 
 

Icone de notíciaA pedido de Erika Tank, PM inverterá fluxo de atendimento de vítimas sexuais em Limeira

Decisão foi informada durante evento HeForShe na Câmara Municipal

Versão para impressão   07/12/2017 15:01:00 - Assessoria de Imprensa


Inversão de atendimento

A partir de janeiro, de forma pioneira no Estado, as vítimas de violência sexual em Limeira passarão a receber primeiro o atendimento de saúde com os medicamentos para coibir o avanço do vírus HIV para depois seguir para elaboração do boletim de ocorrência. Atualmente, primeiro é registrada a ocorrência para depois a mulher seguir para o tratamento, o que diminui sua eficácia.

A informação foi divulgada pelo tenente-coronel Claudio Sorge, comandante do 36º Batalhão de Policia Militar, durante um evento organizado pela vereadora Erika Tank (PR) na Câmara Municipal na campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” na quarta-feira, 6 de dezembro.

Em setembro, um ofício de Erika solicitou tanto à Polícia Militar quanto à Polícia Civil o aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência sexual, de forma que primeiro fosse realizado o atendimento de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para posteriormente encaminhá-las para a elaboração do boletim de ocorrência. O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é considerado pelo Ministério da Saúde uma emergência médica.

“A demanda é uma tratativa realizada pela Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência e, dessa forma, é possível conferir maior efetividade às medidas de proteção à vítima, onde há a necessidade de aplicação de medicação em até 2 horas após a exposição, diminuindo sua eficácia à medida em que as horas passam”, alerta a vereadora.

Segundo o comandante da PM, além da capital paulista, essa é a primeira vez que uma cidade de São Paulo implantará esse projeto-piloto. “Temos nos debruçado sobre o tema da violência contra a mulher e, por iniciativa da vereadora, experimentalmente iremos inverter o protocolo de atendimento. Acredito que isso se mostrará positivo e, após esse experimento, expandiremos para as demais cidades do batalhão e, quem sabe, para todo o estado”. Os municípios englobados pelo 36º BPM são Limeira, Leme, Pirassununga, Araras, Cordeirópolis, Iracemápolis, Conchal e Santa Cruz da Conceição.

A nova orientação expedida aos policiais militares é para que, no atendimento de ocorrências como estupro, seja tratado com prioridade máxima “a fim de mitigar quaisquer problemas de saúde que possam ser gerados em decorrência de violência praticada contra a mulher”, informa Sorge em oficio-resposta à vereadora.

HeForShe

A ação aconteceu no dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência às Mulheres. As autoridades presentes assinaram o termo de compromisso e adesão ao movimento ElesPorElas (HeForShe), criado pela ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, como um esforço global para envolver homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial.

“Esse movimento convoca homens como parceiros na elaboração e implementação políticas públicas para uma igualdade que beneficiará toda sociedade. Precisamos dos homens engajados para que tenhamos avanços como esses apresentados nesta noite”, comemora a Erika.

Participaram do evento o prefeito Mario Botion e secretário de Segurança Pública, Francisco Alves da Silva, representando o Poder Executivo; juiz de direito Luiz Augusto Barrichello Neto, representando o Poder Judiciário; representante da Polícia Civil, delegado Francisco Paula Oliveira Lima; presidente do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg Central, advogado Cláudio Zalaf; comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Claudio Sorge; e os vereadores Jorge de Freitas (PEN), Estevão Nogueira (PRB) e Mir do Lanche (PR), representando o Poder Legislativo.

*Informações do Gabinete Parlamentar

 

AGENDA DE EVENTOS

NEWSLETTER