ATALHOS DE TECLADO Inicio [Alt+i] Fim [Alt+m] Pesquisa [Alt+p] ALTERAR FONTE Aumenta a fonte [Alt+A] Retorna para o tamanho normal de fonte [Alt+N] Diminui a fonte [Alt+D]
 
Você está em: HOME / ASSESSORIA DE IMPRENSA / Notícias
 
 

Icone de notíciaEdgarzinho do Skate se torna cidadão limeirense

Entrega de honraria foi feita durante sessão solene

Versão para impressão   12/09/2017 11:52:19 - Assessoria de Imprensa


A noite da segunda-feira, 11 de setembro, será sempre lembrada por Edgar Routh Rodrigues, o Edgarzinho do Skate. É o que ele garante ao receber o Título de Cidadão Limeirense em sessão solene na Câmara. “Podem tem certeza: isso ficará marcado e registrado no meu coração”, afirmou. “É uma história construída com o povo e é com o povo que irei continuar caminhando.” A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 2/2017 do vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC).

O novo limeirense nasceu em Rio Claro (SP) em 1982 e teve de enfrentar a vida com uma doença rara, a artrogripose múltipla congênita. No entanto, isso não o parou. “Tudo o que as pessoas fazem com as mãos, eu faço com os pés, desde escrever, comer, pintar quadros. A gente vai se adaptando.” Edgarzinho tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas tem sua marca na área: é conhecido por fazer 89 mil embaixadinhas em oito horas e 30 minutos.

Ele também participou de edições do Teleton, no Brasil, no Chile e no México e é palestrante motivacional, levando sua história de superação a diversas cidades brasileiras. Edgar falou da importância da Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) em sua vida. “Ali, eu pude me sentir útil para a sociedade, comecei a entender como é bom estar incluso com as pessoas que tem deficiência, seja ela qual for”, explicou. Ele também falou sobre outra missão que teve: participar do projeto Apae Cultural, onde teve que interpretar, dançar e cantar. “Eu encarei o desafio de aprender.”

“Vontade de viver”

O vereador Lemão da Jeová Rafá afirmou que as pessoas com deficiência ainda têm dificuldades para serem inclusas. “A inclusão não é para darmos o lugar para a pessoa, e sim para as pessoas serem incluídas no mesmo lugar que nós”, disse. O parlamentar ressaltou que existem muitas leis voltadas às pessoas com deficiência, mas que há ainda problemas que dificultam a vida delas. “Você, Edgar, tem provado que tem jeito. Toda dificuldade tem sido superada e você é merecedor de todo seu esforço.”

O presidente da Casa, vereador Zé da Mix (PSD), afirmou que é um privilégio entregar a honraria a Edgar. “A eficiência do Edgarzinho chama a atenção de todos. A vontade de viver, de aprender. Parabéns.” O prefeito Mario Botion (PSD), por sua vez, lembrou que o título reflete a superação de Edgarzinho. “O título é muito pertinente. Não é pela sua deficiência, é pela sua eficiência, de ser um ser humano, uma pessoa ativa, combativa, produtiva. E produzindo aqui na nossa cidade e levando o nome de Limeira a outros lugares.”

Em diversas vezes, durante a sessão solene, Edgarzinho foi aplaudido de pé pelo público presente na Câmara.

 

AGENDA DE EVENTOS

NEWSLETTER